Em visita técnica ao novo campus da Unisinos, em Porto Alegre/RS, a União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), pode conhecer as inovações em tecnologia e sustentabilidade construídas pela instituição. Estiveram presentes o presidente da UBEC, Ir. José Nilton Dourado da Silva; o diretor executivo estratégico, prof. Márcio Dias; o diretor executivo de operações, prof. Leonardo Nunes Ferreira; e o gerente acadêmico-pedagógico, prof. Eder Alonso Castro.
A visita à irmã da rede católica de ensino teve como objetivo buscar referências para futuras construções da UBEC. Unindo tecnologia e sustentabilidade, o prédio capta e reutiliza água da chuva, possui paredes em vidro para aproveitar a luz solar e economizar energia durante o dia, e também jardins verticais nas paredes, o que ajuda na climatização do ambiente. Ainda sobre sustentabilidade, nas salas, o ar condicionado é autorregulável, ou seja, aumenta ou diminui a temperatura de acordo com a quantidade de pessoas no local.
As salas de aula têm projetores conectados à internet, tomadas para computadores em todo o rodapé, e possuem tecnologia e mobiliário próprios para facilitar a interatividade. “Do ponto de vista pedagógico, uma coisa interessante é que as salas são reversíveis. São grandes ambientes, com divisórias móveis que permitem dimensionar o espaço de acordo com a necessidade”, explica o gerente acadêmico-pedagógico da UBEC, prof. Eder Alonso Castro.

Ele conta que o mobiliário foge do convencional de uma única lousa em um lugar fixo. “Todas as paredes são de fórmica com lousa, então é possível escrever em todas elas, nos quatro lados da sala. Diferente de uma sala de aula comum, você pode fazer um círculo, por exemplo, e ninguém vai ficar de costas para o quadro, pois ele está em todas as paredes”, comenta.
O novo campus começou a ser ocupado agora, no segundo semestre de 2017, e deve atender mais de 2,2 mil estudantes em cursos de graduação, mestrado e doutorado. Com uma área construída de 55 mil m², as instalações custaram cerca de R$250 milhões e todo projeto foi desenvolvido ao longo de cinco anos.
“Nossa visita às instalações foi para compreender como foi pensado o espaço e buscar referências no funcionamento das salas inteligentes para as nossas unidades de missão”, afirma o diretor executivo estratégico da UBEC, prof. Márcio Dias.
Ele destaca a iniciativa da Unisinos de construir junto ao prédio, um centro comercial que oferece serviços para facilitar a vida dos estudantes e colaboradores. “As pessoas têm vantagens perto e não precisam sair do campus. No ritmo agitado da metrópole, isso reduz o tempo gasto com trânsito e deslocamento. É uma solução eficiente”, avalia prof. Márcio.
Os novos campi da UBEC vão utilizar as premissas da inovação e sustentabilidade. O objetivo é romper a barreira da aula expositiva e transformar a experiência da aprendizagem e do ensino com tecnologia e interatividade.
Para mais informações acesse o site da Unisinos
Maria Carolina Santana