Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Inovação e sustentabilidade: UBEC visita novo campus da Unisinos

Em visita técnica ao novo campus da Unisinos, em Porto Alegre/RS, a União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), pode conhecer as inovações em tecnologia e sustentabilidade construídas pela instituição. Estiveram presentes o presidente da UBEC, Ir. José Nilton Dourado da Silva; o diretor executivo estratégico, prof. Márcio Dias; o diretor executivo de operações, prof. Leonardo Nunes Ferreira; e o gerente acadêmico-pedagógico, prof. Eder Alonso Castro.

A visita à irmã da rede católica de ensino teve como objetivo buscar referências para futuras construções da UBEC. Unindo tecnologia e sustentabilidade, o prédio capta e reutiliza água da chuva, possui paredes em vidro para aproveitar a luz solar e economizar energia durante o dia, e também jardins verticais nas paredes, o que ajuda na climatização do ambiente. Ainda sobre sustentabilidade, nas salas, o ar condicionado é autorregulável, ou seja, aumenta ou diminui a temperatura de acordo com a quantidade de pessoas no local.

As salas de aula têm projetores conectados à internet, tomadas para computadores em todo o rodapé, e possuem tecnologia e mobiliário próprios para facilitar a interatividade. “Do ponto de vista pedagógico, uma coisa interessante é que as salas são reversíveis. São grandes ambientes, com divisórias móveis que permitem dimensionar o espaço de acordo com a necessidade”, explica o gerente acadêmico-pedagógico da UBEC, prof. Eder Alonso Castro.

Da esq. para dir. - representantes da UBEC: o gerente acadêmico-pedagógico, prof. Eder Alonso Castro; o diretor executivo estratégico, prof. Márcio Dias; o presidente, Ir. José Nilton Dourado da Silva; e o diretor executivo operacional, prof. Leonardo Nunes Ferreira.
Da esq. para dir. – representantes da UBEC: o gerente acadêmico-pedagógico, prof. Eder Alonso Castro; o diretor executivo estratégico, prof. Márcio Dias; o presidente, Ir. José Nilton Dourado da Silva; e o diretor executivo de operações, prof. Leonardo Nunes Ferreira.

Ele conta que o mobiliário foge do convencional de uma única lousa em um lugar fixo. “Todas as paredes são de fórmica com lousa, então é possível escrever em todas elas, nos quatro lados da sala. Diferente de uma sala de aula comum, você pode fazer um círculo, por exemplo, e ninguém vai ficar de costas para o quadro, pois ele está em todas as paredes”, comenta.

O novo campus começou a ser ocupado agora, no segundo semestre de 2017, e deve atender mais de 2,2 mil estudantes em cursos de graduação, mestrado e doutorado. Com uma área construída de 55 mil m², as instalações custaram cerca de R$250 milhões e todo projeto foi desenvolvido ao longo de cinco anos.

“Nossa visita às instalações foi para compreender como foi pensado o espaço e buscar referências no funcionamento das salas inteligentes para as nossas unidades de missão”, afirma o diretor executivo estratégico da UBEC, prof. Márcio Dias.

Ele destaca a iniciativa da Unisinos de construir junto ao prédio, um centro comercial que oferece serviços para facilitar a vida dos estudantes e colaboradores. “As pessoas têm vantagens perto e não precisam sair do campus. No ritmo agitado da metrópole, isso reduz o tempo gasto com trânsito e deslocamento. É uma solução eficiente”, avalia prof. Márcio.

Os novos campi da UBEC vão utilizar as premissas da inovação e sustentabilidade. O objetivo é romper a barreira da aula expositiva e transformar a experiência da aprendizagem e do ensino com tecnologia e interatividade.

Para mais informações acesse o site da Unisinos

Maria Carolina Santana

 

Notícias Recentes

Assembleia (4)

Assembleia Ampliada da UBEC 2025

banner noticia

Nota de pesar

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Image (3)

UBEC recebe o prêmio ISH Security Day 2025

Compartilhe:

Pular para o conteúdo