Notícias NOVIDADES E INFORMAÇÕES

6 de outubro de 2020

Amazonizar a humanidade: entre conversões e sonhos é o tema do próximo Diálogos de Pastoralidade do Grupo UBEC

Por ocasião da celebração e um ano do Sínodo da Amazônia, atividade formativa tem como intuito aprofundar questões relacionadas com as conversões e sonhos assinalados no processo sinodal.

 

Acontecerá no próximo dia 08 de outubro, mais uma edição do projeto “Diálogos de Pastoralidade”. A atividade promovida pelo Grupo UBEC – União Brasileira de Educação Católica será realizada a partir das 15h e terá como tema “Amazonizar a humanidade: entre conversões e sonhos”.

E-MAIL MKT - DIÁLOGOS DE PASTORALIDAE - OUTUBRO

Para o diálogo participará a prof. Márcia de Oliveira, doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, possui pós-doutorado em Sociedade e Fronteiras, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, mestre em Gênero, Identidade e Cidadania; assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM/CNBB, da Cáritas Brasileira e do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM. Também está convidada a profa. Ima Vieira, doutora em Ecologia na Universidade de Stirling na Escócia, formada em agronomia pela UFRA; pesquisadora titular do Museu Goeldi em Belém/PA, do qual foi diretora gestão 2005-2009, assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM/CNBB. Márcia e Ima participaram do Sínodo da Amazônia como peritas do processo sinodal.

Também contribuirá com o diálogo Dom Erwin Kräutler, religioso austríaco, missionário, bispo emérito do Xingu (PA), coordenador da Rede Eclesial Pan-Amazônica no Brasil (REPAM/CNBB/Brasil); membro do Conselho Pós-Sinodal Especial para a Pan-Amazônia. Dom Erwin também participou do Sínodo dos Bispos para a Amazônia. A mediação do momento será conduzida pelo especialista de pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Alberto, que também colaborou como perito no Sínodo da Amazônia.

A iniciativa nesta edição deseja amazonizar o debate conectando os temas relacionados com Sínodo da Amazônia, o cuidado com a Casa Comum e a promoção da ecologia integral. O intuito é retomar os principais assuntos tratados no processo sinodal, assim como acenar para as conversões apresentadas no documento conclusivo do Sínodo e os sonhos compartilhados pelo Papa Francisco na Encíclica Querida Amazônia. A atividade também tem como objetivo oportunizar espaços dialógicos sobre as temáticas conectadas com a atuação e compromisso educacional do Grupo UBEC

A atividade é uma iniciativa do Setor de Pastoralidade do Escritório Central do Grupo, tem como público principal as comunidades educativas onde a UBEC desenvolve sua missão, assim como demais educadores e lideranças comunitárias, eclesiais e sociais organizadas pelo país.

Para o segundo semestre de 2020, serão abordados ainda mais dois temas: Cidadania, transformação social e participação política, no dia 29/10; e Educação católica e propósito de vida, no dia 12/11.

Para participar da atividade as pessoas interessadas poderão acessar o link: https://www.ubec.edu.br/dialogosdepastoralidade e acompanhar o diálogo por meio do Google Meet.

 

Serviço:

Evento: Diálogos de Pastoralidade

Tema: Amazonizar a humanidade: entre conversões e sonhos

Data: 08 de outubro de 2020

Horário: 15h

Acesso: https://www.ubec.edu.br/dialogosdepastoralidade.

 

NOTÍCIAS