Tradição, inovação e referência em educação de qualidade marcam a trajetória da instituição.
Promover uma educação integral e de qualidade inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade humana. Essa é a missão que, há mais de cinco décadas, orienta o Colégio Padre de Man (CPM). Este mês, a instituição, que é referência em Minas Gerais pela excelência pedagógica, celebra seu aniversário de 52 anos.
A diretora-geral, profa. Ledsônia Dias Ferreira, comemora e destaca a missão evangelizadora da escola. “São mais de cinco décadas construídas a várias mãos, sempre pautada nos princípios cristãos e com a responsabilidade de uma educação transformadora e de qualidade”, afirma.
Fundado em 1967 pelo padre Joseph Cornelius Maria de Man, o Colégio Padre de Man possui hoje mais de 700 alunos na educação infantil, básica e no ensino médio. A proposta de ensino é voltada para a formação humana, a cidadania e a autonomia dos estudantes.
Inovação
Ao longo dos anos, o colégio mantém sua tradição acompanhando as mudanças na educação e investindo em novas tecnologias e metodologias de ensino, que tem transformado a experiência de ensino-aprendizagem.
“Nossa tradição em educar se transforma em bons resultados e em grandes conquistas, levando o nosso aluno à melhor preparação. Hoje, somos o 1º lugar no ENEM na cidade de Coronel Fabriciano e alcançamos mais de 70% em aprovações federais. Esses são bons motivos para celebrar”, destaca a diretora.

A instituição oferece ambientes inovadores, como a Sala de Multilinguagens, com o uso da plataforma Google for Education. O Programa de Educação Bilíngue e a inclusão das disciplinas Empreendedorismo, Educação Financeira e Inteligência Emocional no currículo do Ensino Fundamental, implantados neste ano, integram uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Em 2018, o Colégio inaugurou sua unidade II, na cidade de Belo Oriente, no Vale do Aço/MG e também alcançou a marca de 140 bolsas ofertadas a estudantes.
Padre de Man
Joseph Cornélius Marie de Man, também conhecido como Padre De Man, é natural de Wöerden, Holanda. Foi padre, professor, empreendedor, líder e visionário. Morreu em Belo Horizonte, aos 53 anos de idade, em 19 de junho de 1981, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Com uma trajetória dedicada a favor da educação e da formação profissional da juventude, Padre De Man fundou o Colégio Técnico de Coronel Fabriciano, hoje, Colégio Padre de Man, e, anos depois, também a Universidade do Trabalho, hoje Unileste, em Coronel Fabriciano.
Comemoração
A escola comemorou seu aniversário ontem (20). Com apresentações de estudantes, diversas homenagens, e a presença de toda a comunidade escolar na celebração de ação de graças.
Comunicação UBEC – Carol Lira