Notícias NOVIDADES E INFORMAÇÕES

11 de janeiro de 2019

Educação Católica chega a Luziânia: UBEC e município vão implantar campus universitário

Dando continuidade ao projeto de expansão, a UBEC leva o padrão católica de ensino para a região metropolitana do DF.

UBEC e Prefeitura de Luziânia assinam carta de intenção para implantação de campus universitário

UBEC e Prefeitura de Luziânia assinam carta de intenção para implantação de campus universitário

O município de Luziânia e a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) assinaram o protocolo de intenções para a implantação do Campus Sul da Universidade Católica de Brasília, em Luziânia/GO. O evento aconteceu na noite do dia 10/01, no Centro de Convenções de Luziânia.

Pela UBEC, estiveram presentes na cerimônia o Pe. José Romualdo Degasperi, presidente do grupo; os diretores executivos: estratégico, prof. Márcio Pereira Dias, e de operações, Francisco Vieira do Vale; o auditor-chefe, Thothsra Martins; o reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Ir. Jardelino Menegat; e o assessor da reitoria, Ir. Lúcio Dantas.

Luziânia foi representada pelo prefeito Cristóvão Vaz Tormin; o deputado estadual, Wilde Roriz; o secretário municipal de saúde, Whaterson de Oliveira; o presidente da câmara municipal, Paulo Cesar Cardoso; o empresário Jamil Lessa, convidado do município entre outros convidados.

“Vamos levar o padrão católica de ensino para mais de 250 mil habitantes", Prof. Márcio Pereira Dias

“Vamos levar o padrão católica de ensino para mais de 250 mil habitantes”, Prof. Márcio Pereira Dias

Para o prof. Marcio Dias, a chegada da rede Católica em Luziânia é um divisor de águas na perspectiva de crescimento da UBEC. “Vamos levar o padrão católica de ensino para mais de 250 mil habitantes, que até o momento não dispunham de educação superior presencial. Em breve, vamos oferecer também cursos Lato e Stricto Sensu, além do esperado curso de medicina”, afirma o diretor.

Inicialmente, os cursos da UCB ocuparão um espaço cedido pelo município, enquanto aguardam a implantação do Campus Sul, que será construído junto ao Power Center, empreendimento comercial de grande porte às margens da BR-040. Em paralelo, o processo de credenciamento da faculdade de medicina tramita no Ministério da Educação (MEC).

Região metropolitana

Em dezembro de 2018, por meio de medida provisória do Governo Federal (MP 862/18) foi estabelecida a região metropolitana do Distrito Federal, que passou a abranger o município de Luziânia.

"Esperamos trazer transformação para Luziânia por meio da educação", Ir. Jardelino Menegat, reitor da UCB.

“Esperamos trazer transformação para Luziânia por meio da educação”, Ir. Jardelino Menegat, reitor da UCB.

O reitor, Ir. Jardelino Menegat celebra o acordo e comenta que essa nova medida foi uma boa surpresa, porque possibilitou a implantação de um novo campus da UCB para além dos limites do DF.

“Vocês estão acolhendo uma universidade que tem uma trajetória, qualidade e que busca ser uma universidade para todos. Esperamos trazer transformação para Luziânia por meio da educação e formar, com profissionalismo, cidadãos de bem, porque a educação transforma mentes, corações e mãos”, comemora o reitor da UCB.

O secretário municipal de saúde revela que desde 2013, já havia planos para a construção de uma infraestrutura na área de saúde para implantar uma faculdade de medicina no município. “Muitas instituições de ensino buscaram firmar essa parceria, porém, foi a UBEC que apresentou uma proposta exequível, adequada às necessidades do município”, declara o secretário Whaterson.

“Hoje estamos lançando a semente de uma grande parceria com a implantação de um polo educacional que contemplará não só área de saúde, mas também outras áreas do conhecimento, formando profissionais de excelência para trabalhar na nossa região”, ressalta.

Para o prefeito, a iniciativa resultará na melhoria da qualidade de vida e trará benefícios para moradores da região. “Valeram a pena todos os esforços dedicados para a vinda da universidade para Luziânia. Aqueles que queiram ingressar num curso superior terão mais oportunidades. Além disso, toda essa estrutura construída na área de saúde e a implantação do curso de medicina nos permitirá oferecer um melhor serviço para a nossa comunidade”.

Educação Católica chega a Luziânia

Educação Católica chega a Luziânia

Santa Luzia, padroeira da cidade

A região que abrigou no século 18 os bandeirantes e milhares de garimpeiros em busca de ouro, experimenta agora a expansão do mercado imobiliário, com a construção de novos empreendimentos e a chegada do Campus Sul da Universidade Católica de Brasília. Luziânia ainda preserva a antiga arquitetura colonial. A maioria das construções que restaram encontra-se no mesmo bairro, onde também está localizada a igreja Nossa Senhora do Rosário. Construída entre 1761 e 1763, a é uma das poucas obras que conservam traços típicos das igrejas barrocas na região.

O presidente da UBEC, Pe. José Romualdo Degasperi é também vigário geral em Luziânia.

Confira as fotos da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a implantação do Campus Sul da Católica.

Comunicação UBEC – Nivia Cerqueira

NOTÍCIAS