Com metodologia diferenciada, inovadora e pioneira em Brasília, o Programa de Educação Bilíngue da UBEC vai preparar estudantes para o mundo globalizado.
Com o objetivo de preparar os estudantes para uma sociedade global, conectada e internacionalizada, a UBEC – União Brasileira de Educação Católica lança uma novidade nas unidades de educação básica: o Programa de Educação Bilíngue. O início será em 2019, trazendo uma proposta pedagógica avançada e completa, que explora conteúdos em áreas do conhecimento que já fazem parte do cotidiano do estudante, dentro e fora da escola.
Ao integrar o lúdico e a educação, o Programa dispõe de uma grade diferenciada de ensino, permitindo que o aluno construa naturalmente a sua própria linguagem até atingir a fluência. A prof. Roberta Gontijo, gerente acadêmica-pedagógica da UBEC, afirma que esse é o mais novo compromisso do grupo, que oferece um diferencial importante para a formação integral dos alunos.
“Formaremos sujeitos aptos a atuar, com protagonismo, em um ambiente moderno e globalizado, por meio da fluência nas línguas portuguesa e inglesa. A oferta do Programa promoverá a fluência em dois idiomas e contará com uma nova proposta pedagógica que reforçará a nossa identidade católica”, destaca a professora.

O Programa de Educação Bilíngue do Grupo UBEC é realizado em parceria com a Systemic, empresa pioneira no ensino bilíngue no país, e será implantado no currículo da educação infantil de todos os colégios da rede: Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG), Colégio Padre De Man (CPDM) e no Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), onde também irá até o 1° ano do ensino fundamental. O Programa irá avançando gradualmente para todos os anos e níveis de ensino. Assim, os alunos começam a ter contato com a língua de forma mais natural, gerando resultados ainda na infância.
Pioneirismo e referência
A metodologia utilizada nas aulas é a do Systemic Bilingual, baseada em anos de estudo e observação em escolas de países de língua inglesa. Com esse método, o inglês não é o objeto de estudo, e sim, o meio de comunicação entre o aluno e professor para aprendizagem das disciplinas.
Trata-se de uma proposta metodológica avançada, completa e de qualidade, que é pioneira em Brasília. “A UBEC será a primeira instituição a adotar a nossa metodologia. Para nós, chegar aqui com a principal instituição de ensino é começar com o pé direito”, ressalta Rone Costa, gerente de desenvolvimento do Systemic Bilingual.

A implantação do Programa no CECMG significa mais uma conquista para a unidade. “O lançamento do programa vai projetar nossa instituição como referência na educação básica em Timóteo e região”, comemora o prof. Sérgio Pedro Duarte, diretor-geral da escola.
A diretora-geral do Colégio Padre De Man, prof. Ledsônia Dias Gomes Ferreira, está otimista com a chegada do programa, que vai oferecer condições para romper fronteiras no desenvolvimento dos alunos. “Não é apenas o ensino de uma língua estrangeira, mas a possibilidade de ampliação da aprendizagem em todas as áreas do conhecimento”, destaca.
Para a diretora-geral do CECB, prof. Maria Ireneuda de Souza, o programa contribui com a proposta educacional do grupo e estimula o estudante, desde cedo, a desenvolver competências em outra língua. “Incentiva o desenvolvimento de habilidades para o século XXI, o que só vem a confirmar nossa missão institucional e nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade para todos”.
Sobre a Systemic
Há 33 anos atuando no mercado de idiomas, a Systemic é uma empresa pioneira no ensino bilíngue no país. O Systemic Bilingual integra o conteúdo das matérias escolares à língua inglesa e é o único programa bilíngue no Brasil credenciado pela Universidade de Cambridge para a aplicação dos exames Cambridge English. Atualmente, o programa está presente em 59 escolas em diferentes regiões do país e atende mais de 10 mil alunos.
Comunicação UBEC – Carol Lira