Notícias NOVIDADES E INFORMAÇÕES

26 de agosto de 2014

Reabilitação com uso da Tecnologia

ucbO segundo semestre começa com novo desafio no curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB). A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, vinculada ao Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), aprovou, no final de julho, dois projetos coordenados por professores do curso de Fisioterapia, ambos vinculados à Tecnologia e Reabilitação.

Os projetos lidam com a capacidade funcional e avaliação do indivíduo na terceira idade, sugerindo novas ferramentas a serem desenvolvidas para apoio aos profissionais de saúde. O projeto “Desenvolvimento e validação de Equilíbrio e Risco”, do Professor Dr. Gustavo Carvalho, visa o desenvolvimento e utilização de aplicativos móveis, como celular e tablets, focados na realidade dos idosos brasileiros, com objetivo na validação do equilíbrio, para detectar se o paciente está perdendo ou ganhando estabilidade.

Realidade virtual - O projeto “Análise Morfofuncional e Percepção do Processo de Envelhecimento em Idosos Participantes de Treinamento Funcional com Realidade Virtual”, da Professora Drª Georgia Danila F. D’Óliveira, empenha-se em analisar se a realidade virtual, quando inserida dentro do processo de reabilitação física na terceira idade, tem ação de potencialização. “Queremos trabalhar inicialmente com 250 idosos que não praticam atividade física e colocá-los no programa de treinamento funcional e virtual diário por 40 minutos, para após dois ou três meses, analisarmos os resultados”, ressalta.

A aprovação desses estudos traz ao curso de Fisioterapia da UCB um contexto de tecnologia e saúde na busca de novos horizontes na reabilitação com aplicação em jogos, aplicativos e dispositivos móveis, além de um laboratório de ponta, com aparelhos de alta tecnologia. “Hoje vivemos em um mundo completamente tecnológico. No nosso programa de fisioterapia para terceira idade, vemos que 70% dos pacientes possuem aparelho de celular ou tablet. Queremos utilizar essa tecnologia que já está inserida na sociedade dentro da reabilitação”, acrescenta Georgia.

Nova conquista - Além dos projetos ligados à tecnologia, o Curso de Fisioterapia da Universidade Católica ainda contou com mais uma aprovação neste mesmo edital do PPSUS. A pesquisa da Professora Drª Gislane Ferreira de Melo, que estuda a “Validação de uma Escala de Percepção de Dispneia para Pacientes Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Atendidos pelo Sistema Único de Saúde”. Esta pesquisa será desenvolvida em parceria com a Universidade de Joinville (SC), onde serão realizadas algumas associações com os projetos desenvolvidos pelo Programa de Pós Graduação de Gerontologia da UCB.

De acordo com a Professora Drª Érika Baptista Gomes, Coordenadora do curso de Fisioterapia, todos serão beneficiados com as novas iniciativas. “Vamos colaborar com estudos científicos que vão trazer benefícios para a instituição, professores, alunos e pacientes. Essa será uma oportunidade única para todos”, finaliza.

Assessoria de Comunicação da UCB
Fone: (61) 3356 9002
Texto: Carolina Matos
Foto: Faiara Assis

NOTÍCIAS