Notícias NOVIDADES E INFORMAÇÕES

15 de agosto de 2019

UBEC comemora aniversário e anuncia celebração do Jubileu de 50 anos

Escritório Central celebra o aniversário de 47 anos da UBEC.Foto: Gabriel Marques

Escritório Central celebra o aniversário de 47 anos da UBEC.Foto: Gabriel Marques

O presidente da União Brasileira de Educação Católica – UBEC, pe. José Romualdo Degasperi, anunciou os preparativos para o cinquentenário do Grupo, durante a comemoração do aniversário de 47 anos, que aconteceu na tarde do dia 12/8.  A caminhada de celebração rumo ao Jubileu de 50 anos do Grupo pretende resgatar sua história, celebrar o presente e planejar o futuro, reafirmando seus valores e identidade.

O evento contou com a presença do idealizador da UBEC, prof. José Teixeira da Costa Nazareth, que foi homenageado e compartilhou suas memórias sobre a criação do grupo em 1972. A ação faz parte de várias iniciativas que serão promovidas ao longo dos próximos três anos em preparação para o Jubileu.

Pe. Romualdo celebrou o encontro com prof. Nazareth e falou da importância de ir ao ponto de partida para resgatar a história da instituição. ”Tivemos hoje a oportunidade de estar com o idealizador da UBEC e ele nos deixa o desafio profundo de levarmos adiante o conceito matriz que o inspirou nessa missão: a unidade e comunhão com Deus”.

Durante o evento, os colaboradores do grupo que completaram 5, 10, 15 e 20 anos de trabalho na instituição também foram homenageados.

“Não há futuro sem o encontro entre anciãos e jovens; não há crescimento sem raízes, e não há florescimento sem novos rebentos. Jamais profecia sem memória, jamais memória sem profecia”. Papa Francisco

A trajetória de celebração do Jubileu será dividida em três momentos: Memória, Presença e Profecia. O primeiro, que compreende o ano de 2019 a 2020, tem o propósito de resgatar a memória e todo o legado da instituição. O segundo momento, de 2020 a 2021, dará enfoque à presença do legado. Já o momento que compreende 2021 a 2022, o ano do Jubileu, serão celebrados os novos desafios.

Para o especialista de Pastoralidade da UBEC, Joaquim Alberto, a celebração do cinquentenário é um momento muito significativo e oportuno para celebrar conquistas e conectar as pessoas com a história instituição para que elas se sintam parte desse legado.

“Jubilar é um marco! O nosso convite é que todo o grupo possa se envolver neste processo. Que todas as pessoas, tanto colaboradores, quanto estudantes, de todas as nossas unidades de missão, possam vivenciar de muitos jeitos o Jubileu da UBEC”, declara.

Selo comemorativo  de 50 anos da UBEC.

Selo comemorativo de 50 anos da UBEC.

Selo comemorativo

Para acompanhar todo o rito de celebração do Jubileu, a UBEC lançou um selo comemorativo que será aplicado em todo material gráfico do grupo.

O selo foi pensado a partir da composição de elementos que simbolizam a memória, presença e profecia da UBEC. A palavra “anos” faz alusão ao elemento terra, numa referência ao que foi semeado. Já os ramos, trazem elegância e o simbolismo do triunfo, reforçando os frutos colhidos pela instituição ao longo da sua trajetória.

“O conceito do selo reforça a aliança entre passado e futuro, fortalecendo o nosso olhar para o presente, para dar continuidade a esse legado, diante de novos desafios”, ressalta Ricardo Barufi, coordenador de marca, criação e design da UBEC, líder da equipe que criou a arte do selo.

Comunicação UBEC – Nívia Cerqueira

NOTÍCIAS