
Foto: Teuller Morais/Unileste
Estimular o raciocínio crítico dos universitários da área da Saúde é a proposta do investimento realizado pelo Grupo UBEC na construção do laboratório de “Bases Morfológicas do Corpo Humano” no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). Projetado com o layout de uma sala invertida, o novo ambiente de aprendizagem propicia o desenvolvimento de aulas com metodologias ativas.
Inaugurado neste mês de abril, o laboratório que foi planejado e construído em menos de um ano, já está em operação plena e integra disciplinas de Embriologia, Histologia e Anatomia Humana. O espaço, sediado no campus de Ipatinga (MG), dispõe de aparelhos didáticos audiovisuais como datashow, quadro branco, computadores, microscópios para análises histológicas, peças anatômicas e embrionárias para proporcionar a melhor formação do profissional que o Unileste entrega ao mercado. O novo espaço de aprendizagem vai atender os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, beneficiando diretamente todos os alunos que cursarão as disciplinas de bases morfológicas e morfofuncionais do corpo humano, anatomia de superfície (fisioterapia) e anatomia de cabeça e pescoço (odontologia).
Aprendizagem ativa – Conforme a diretora da Escola de Educação e Saúde do Unileste, Carla de Aredes Brum, a nova estrutura colocada a disposição dos estudantes, foi desenvolvida com base em uma metodologia de ensino, pautada na aprendizagem ativa. É como se caracteriza o sistema em que o aluno dispõe de ferramentas para resolver situações-problema propostas pelos professores durante as aulas, explica. A metodologia de aprendizagem ativa provoca o estudante a ser o protagonista da construção de seus saberes, habilidades e competências.
De acordo com a diretora, o novo modelo estrutural integra disciplinas, estimula o raciocínio crítico e a interatividade. “O professor fica no centro da sala, pode ter melhor visão das mesas de trabalho e acompanhar os resultados das experiências dos universitários por sistemas virtuais. Porém, é o estudante o principal responsável pelo sucesso no seu processo de aprendizagem por meio de uma postura mais ativa”, enfatiza.
Profissional diferenciado – A professora Giselle Carvalho Maia, da Escola de Educação e Saúde, acredita que “a partir de agora, na mesma aula, o estudante poderá examinar a peça anatômica e embrionária de um determinado sistema, visualizar a sua constituição histológica por meio do microscópio e pesquisar links relacionados ao assunto na internet, o que tornará o estudo do corpo humano muito mais dinâmico e produtivo”, conclui. São novidades que diferenciam os cursos de Saúde do Unileste na região, diz a professora explicando que o estudante agora vai poder investigar um músculo desde origem embrionária, um tecido muscular e também parte macroscópica com as peças anatômicas. A dinâmica da aula é mais atual e estimula a curiosidade do aluno diante de equipamentos de ponta que vão auxiliar a visualização.
Na avaliação da diretora Carla, “a construção do novo laboratório leva nosso aluno a substituir a postura passiva pela de principal responsável pelo sucesso de seu aprendizado. Além disso, associa o uso de tecnologias, o que torna as aulas mais estimulantes e diferenciadas”.
A professora Giselle acredita que o formato de aulas possíveis agora no Unileste “vai diferenciar nossos estudantes, porque a integração do estudo do corpo humano, uma necessidade a partir da reforma do currículo, faz as aulas mais dinâmicas, intensas e alinhadas com a realidade que o aluno vai encontrar na sua vida profissional”, conclui.