Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.

Pastoralidade representa UBEC em visita do PUAM à Amazônia Peruana

Instituição segue na vanguarda na Amazônia com uma Experiência Transformadora de Conhecimento e Solidariedade 

A União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC), representada por Joaquim Alberto A. Silva, coordenador corporativo de Pastoralidade, participou da visita ao Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado, Peru, realizada entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro. Essa iniciativa integra o processo de implementação do Programa Universitário Amazônico (PUAM), promovido pela Conferência Eclesial Amazônica (CEAMA), com o propósito de aproximar o PUAM das realidades amazônicas, proporcionando o conhecimento de experiências educativas e pastorais junto às comunidades tradicionais da região, bem como a interação entre o Vicariato de Puerto Maldonado, a Universidade de Notre Dame e o PUAM. 

Participaram da visita a equipe de gestão do PUAM, no qual o grupo UBEC faz parte, tendo Joaquim Silva como referência pedagógica. O evento também contou com a presença de representantes do Vicariato, incluindo o bispo local Dom David Martinez e representantes da Universidade norte-americana de Notre Dame.

Durante a programação, foram realizadas apresentações das inúmeras iniciativas desenvolvidas pelas frentes de atuação do Vicariato, assim como por instituições sociais e educacionais na região amazônica peruana.  Visitas às comunidades indígenas próximas ao rio Madre de Dios (bioma que banha a região do Vicariato e, no Brasil, ao se encontrar com o rio Mamoré, se torna o Rio Madeira) foram realizadas. O grupo também se aproximou dos contextos de mineração ilegal no solo amazônico peruano, conhecendo experiências alternativas de cooperativas locais que colaboram com a vivência da ecologia integral. 

Segundo Joaquim Silva, coordenador corporativo de Pastoralidade da UBEC, essa atividade, assim como o próprio PUAM e CEAM, são demonstrações concretas do compromisso do Grupo UBEC com os apelos do Papa Francisco e com a construção de novos caminhos para a Igreja e para o cuidado com a casa comum. Ele afirmou: ‘A experiência foi muito relevante! Conhecer o território em que o Papa Francisco visitou em 2018, no espaço em que foi dado início ao Sínodo da Amazônia, é uma oportunidade sagrada e um grande crescimento pessoal e profissional. A realidade panamazônica é repleta de possibilidades, complexidades e desafios. Aprendemos muito ao dialogar com as vidas que habitam o solo amazônico”. 

Notícias Recentes

logo-catolica-posts

UBEC marca presença no Universo TOTVs

Polo Social Grupo UBEC

Polo Social: parceria entre UBEC e JUVRio oferta cursos gratuitos de graduação e tecnólogo EaD

olimpiada-maker

Vem aí 4ª Olimpíada Maker da Educação Básica da UBEC!

Bolsa de Estudo - Bolsa Social 2024

Grupo UBEC oferece mais de mil bolsas integrais de ensino superior para estudantes em vulnerabilidade social

Compartilhe:

Pular para o conteúdo