O novo Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Ricardo Pereira Calegari, tomou posse na manhã desta terça-feira (11/02), no câmpus de Taguatinga. O chanceler da instituição e Presidente do Conselho das Associadas da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Padre Orestes Carlinhos Fistarol, conduziu a cerimônia. O Presidente do Conselho de Administração da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Padre José Romualdo Degasperi, também participou da solenidade. Na ocasião, o antigo Reitor, Ir. Jardelino Menegat, que deixa a reitoria após dois anos de contribuição, foi agraciado com uma placa em homenagem aos serviços prestados.
Padre Orestes ressaltou que este é um momento de transição dentro da Unidade de Missão mais antiga da UBEC. “A comunidade acadêmica vive dentro de um clima de esperança, alegria e, também, de expectativa”, disse. Segundo ele, liderar em um momento de mudanças velozes e tanta inovação é um grande desafio. “Já neste ano, cerca de 60% da mão de obra qualificada no mercado pertence às gerações Y e Z, que são críticas, dinâmicas, exigentes, autodidatas e não gostam de hierarquias, nem de horários pouco flexíveis”, apontou. “Esse é um desafio para quem exerce a liderança em todos os setores da sociedade”, concluiu o chanceler da Universidade.
Já o Padre Romualdo, lembrou que o foco no desafio é a causa maior do grupo, que é transformar pessoas por meio da educação evangelizadora. “Em nome do Conselho de Administração da UBEC, desejamos acolher o Reitor Ricardo, assumindo o generoso desafio de implementar na UCB medidas saudáveis e inovadoras, para manter sua tradicional qualidade acadêmica, e ao mesmo tempo, torná-la pertinente, significativa, e também sustentável”, declarou.
O novo Reitor, afirmou que a UCB possui indicadores vultuosos, além de excelentes resultados em seus diferentes cursos superiores e em seus programas stricto sensu. “Tudo isso conquistado através de um trabalho de excelência de seus funcionários, docentes, coordenadores e de sua Reitoria, no qual destaco o trabalho do professor, doutor, irmão, Jardelino, e toda sua equipe”, parabenizou Calegari. “Mas ainda temos um longo caminho pela frente, e se faz necessária algumas mudanças e adaptações ao novo cenário social, colocando a Universidade acima de nossos interesses pessoais. Pois ela é maior que todos nós. Para ela que precisamos trabalhar e prepará-la para os próximos 50 anos. O que fazemos hoje reflete no amanhã e por isso devemos ser cuidadosos, mas firmes em nossa missão, em prol desta obra chamada Universidade Católica de Brasília.”, ressaltou o Reitor.
Ir. Jardelino Menegat agradeceu a confiança depositada em sua gestão no tempo em que esteve como Reitor da UCB e contou que o convite para assumir a reitoria da Universidade, na ocasião, surgiu para suprir uma necessidade urgente e premente, visto que o cargo de reitor ficaria vacante. Dessa forma, sua permanência seria temporária em função de outros compromissos que já tinha e foram mantidos ao longo do tempo que esteve na função de Reitor da Universidade Católica de Brasília. “Hoje chegou a hora de deixar a Universidade fisicamente. A pedidos dos meus superiores, a congregação Lassalista, pois estava responsável por quatro instituições simultaneamente, sendo três no Rio de Janeiro e mais essa Universidade”, esclareceu Menegat.
UCB
A Universidade Católica de Brasília (UCB) com sede no Distrito Federal, é mantida pela a União Brasileira de Educação Católica – UBEC. Criada em 1974, a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH) foi a primeira unidade de ensino da capital federal a oferecer três cursos: Economia, Administração e Pedagogia. Com o passar dos anos, a Faculdade organizou-se em uma estrutura de ensino e valores, cuja base se tornou cada vez mais sólida, o que possibilitou a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB). Quinze anos depois, a Católica foi reconhecida pelo Ministério da Educação como universidade, mantendo em sua essência a promoção do conhecimento, sem se descuidar da espiritualidade baseada na ética cristã. Atualmente a instituição oferece mais de 58 cursos de graduação presenciais e na modalidade a distância (EAD), 9 cursos de mestrado, 6 de doutorado e 11 cursos de pós-graduação.