O Projeto conta com a parceria do Rotary Club Distrito 4530, a empresa Sustentare Saneamento/SA e do Rotary Club Casa da Amizade
O auditório do Bloco Central (Teatro Católica) esteve lotado de alegria e esperança na noite desta quarta-feira, 5 de dezembro, por conta da formatura dos estudantes do Projeto Alfabetização Cidadã, que completou 25 anos alfabetizando jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade. O Projeto é vinculado à Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) e conta com a parceria do Rotary Club Distrito 4530, da empresa Sustentare Saneamento/SA e do Rotary Club Casa da Amizade.
O curso de alfabetização é constituído por módulos com duração de nove meses, sendo um voltado à capacitação inicial de alfabetizadores e os demais para realização das aulas, que são realizadas na UCB ou nas regiões do Areal, Samambaia Sul e Norte, Riacho Fundo II, Varjão, Recanto das Emas, Brazlândia, Varjão e Taguatinga, em turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas são ministradas por voluntários, estudantes da Universidade ou de outras instituições e comunidade, que recebem bolsa-auxílio pelo serviço e treinamento da UCB para lecionar.
Mais de 10 mil pessoas tiveram suas vidas transformadas pela educação por meio do Projeto. Nos últimos cinco anos, em parceria com o Rotary Club Distrito 4530, cerca de 2 mil pessoas se formaram.
O Magnífico Reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, que participou da cerimônia de formatura das turmas do Alfabetização Cidadã, parabenizou a todos pela conquista. “Na semana passada participamos da cerimônia de colação de grau de 47 estudantes que acabaram de se formar em Medicina. Quero deixar claro a todos vocês, que a Universidade dá a mesma importância a todas as pessoas que passam aqui na nossa Instituição, independentemente da sua formação. Se eu, como autoridade máxima desta Universidade, estou aqui, é porque consideramos importantes, portanto, os parabenizo pela conquista e espero vê-los alcançar outros níveis educacionais aqui conosco”, disse o reitor.
Segundo a coordenadora do Projeto Alfabetização Cidadã, prof.ª Ma. Carla Cristi, os 25 anos de Projeto evidenciam as grandes histórias trilhadas entre a Universidade Católica de Brasília e o processo de alfabetização promovido pelo Alfabetização Cidadã, que foi criado durante a construção da Universidade para alfabetizar os trabalhadores. “Sementes foram lançadas. Somente neste ano, fizemos várias atividades, visitas, encaramos muitos desafios e a cada encontro, eu percebi, no olhar de cada um dos estudantes, a riqueza e o empenho de cada um de vocês. Ou seja, vocês trouxeram uma proposta, uma meta e foram apoiados por todos os colegas de profissão, pedagogos, os alfabetizadores, os rotarianos, as casas da amizade, e as empresas, como a Sustentare. A UCB tem como missão o crescimento coletivo, ou seja, possibilitar a transformação das vidas, por meio de novas oportunidades. Hoje, o nosso navio está atracando em um porto seguro e podemos ver um mundo com mais cores, com mais letras, com mais palavras, e isso de fato nos liberta e nos possibilita um crescimento indescritível”.
O representante do Rotary Club Distrito 4530, José Ataíde de Miranda, destacou a participação do Rotary para a transformação social. “A nossa presença no Alfabetização Cidadã se faz necessária porque o nosso princípio é trabalhar diariamente para mudar a vida das pessoas. Somos voluntários e nos doamos para que o nosso legado seja reconhecido, para que possamos deixar uma marca que mude a vida das pessoas. Esse é o nosso papel. Neste evento de hoje, vários rotarianos vieram prestigiar a formatura e foram eles que viabilizaram materiais, ou parte deles, para que as aulas acontecessem e o sonho de vocês pudessem se realizar”, destacou Ataíde, ressaltando a atuação do Rotary Club em diversos projetos sociais.
Estiveram presentes na cerimônia a representante da Sustentare Saneamento S/A, Williani das Chagas de Carvalho e a Instrutora da Comissão Distrital da Amizade do Distrito 4530, associada da Casa da Amizade do Rotary Club de Brasília Leste, Terezinha Rosimeiri Vidal de Santana.
Sustentare Saneamento
O projeto funciona há quatro anos na empresa Sustentare Saneamento/SA e já alfabetizou mais de 100 garis. Os participantes eram liberados pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para participarem das aulas, que ocorriam durante a semana em salas de aula preparadas na sede da empresa. O material escolar é fornecido pela UCB.
Os professores das turmas são funcionários da Sustentare e foram capacitados por meio de um projeto da Universidade Católica de Brasília. De acordo com um levantamento feito pelo Departamento de Recursos Humanos da Sustentare, dos 2.500 garis que atuam na empresa, 55% deles são analfabetos ou não concluíram o ensino primário.
O Projeto
Com o propósito de atender as pessoas jovens e adultas que ainda não foram alfabetizadas, a Universidade Católica de Brasília (UCB) idealizou o Projeto Alfabetização Cidadã (PAC). Ele está inserido no programa de extensão da Universidade e busca desenvolver algo de natureza social, filantrópica e que possa beneficiar as pessoas.
As atividades de alfabetização acontecem na própria Universidade e em comunidades carentes, pois geralmente essas pessoas, que estão desamparadas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, não tiveram acesso à educação e por isso não deram continuidade aos seus estudos. O Projeto tem por finalidade atingir a população menos favorecida que precisa de apoio para seguir em frente na vida acadêmica. Pessoas adultas, acima de 18 anos, que possuem vulnerabilidade social e renda per capita de até R$ 400,00.
Qualquer pessoa pode ser voluntária do Projeto Alfabetização Cidadã da UCB. Alunos da própria Universidade ou até mesmo de outras instituições de ensino podem participar, trocar experiências e contribuir para a erradicação do analfabetismo no Distrito Federal (DF).