Uma investigação intitulada a “Prevalência de violência intra familiar contra as mulheres idosas da área de abrangência de uma superintendência regional de saúde” está em curso nas unidades de saúde da família de Timóteo. A pesquisa é fruto de um projeto de Iniciação Cientifica de pesquisadores do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). Neste mês, a investigação entra na fase de coleta de dados e as participantes serão submetidas à aplicação do questionário aplicado pelas universitárias Renata Rezende e Jéssica Dias.
De acordo com a professora e mestre em Gerontologia, Maria Marta M. Castro Borges, coordenadora do projeto, o objetivo é analisar a prevalência da violência intra familiar contra as mulheres idosas. “Pretende-se identificar se há ocorrência de violência intra familiar com mulheres idosas e suas possíveis causas e tipos, também identificando seu perfil, a fim de fornecer subsídios para o aprimoramento das práticas assistenciais para suporte às vítimas e minimização do problema”, conta.
A investigação conta com financiamento de uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e dela participam mulheres com 60 anos ou mais, cadastradas nas Unidades de Saúde da Família de Timóteo, que saibam escrever e que tenham comparecido à reunião de apresentação da pesquisa e concordado em participar.
Andamento da Investigação – A pesquisa, aprovada pelo Secretário Municipal de Saúde de Timóteo, Ricardo Martins Araújo, foi iniciada em março de 2014 e neste momento está em fase de coleta de dados. O estudo já foi aprovado pelo Comitê de Ética do Unileste e a previsão é que seja concluída em fevereiro de 2015. A investigação tem o apoio dos enfermeiros (as) das Unidades de Saúde da Família e dos Agentes Comunitários de Saúde de Timóteo.
Fonte: Assessoria de imprensa Unileste