
O projeto promove o ensino da língua portuguesa como língua adicional para imigrantes e refugiados
O Projeto Ser+, ligado à Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB), acaba de iniciar a primeira turma de 2019 de ensino da língua portuguesa como língua adicional para imigrantes e refugiados com entrega de certificação.
Compuseram a mesa de abertura da cerimônia o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat; o pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho; a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Educação, Prof.ª M.ª Anelise Pereira Sihler e o coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação (CGDI) da UCB, Prof. Dr. Alexandre Kieling.
Segundo o reitor, três palavras constituem a UCB como uma instituição tradicional e respeitada no mercado das Instituições de Ensino Superior e que faz parte do Projeto Ser+: “nós prezamos pelo acolhimento das pessoas. Queremos que todos vocês se encontrem, pois aqui é um espaço de encontro de muitas pessoas e de muitas ações. Além disso, queremos que esse seja um momento de proximidade, porque só assim podemos construir pontes entre o Brasil e a nação de cada um de vocês”.
O Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho ressaltou a missão acolhedora da UCB e destacou a importância da aprendizagem da língua portuguesa, mas também da construção da nova vida desses refugiados e imigrantes no Brasil. “A Universidade Católica de Brasília está de portas abertas e espera acolhê-los da melhor maneira possível. O objetivo maior é o aprendizado da nossa língua, no entanto, espero que nossas ações não fiquem limitadas ao curso, pois temos muito mais a oferecer para todos. Um dos nossos projetos é trabalhar com a extensão, algo que nos aproxima demais dos problemas da nossa comunidade, então uma das nossas missões é colaborar para o desenvolvimento regional e para a resolução desses problemas. Então, nesse sentido, quero deixar claro que faz parte dos nossos objetivos ajudar a vocês da melhor maneira a serem inseridos no Brasil. Espero que em breve possam se tornar estudantes em um de nossos vários cursos”.
O Prof. Dr. Alexandre Kieling mencionou a importância desse projeto. “Gostaria de dizer o quanto é importante esse trabalho que a UCB está promovendo, sobretudo, pelo envolvimento dos nossos estudantes, que agradeço a cada um pelo envolvimento, disponibilidade e entusiasmo nesse projeto. Esperamos que seja um programa bem-sucedido, pois será uma primeira experiência em que haverá uma certificação que vai ajudá-los no que se refere à documentação de vocês junto às autoridades brasileiras, comprovando a aprendizagem da língua portuguesa. Então, nos colocamos à disposição de todos para que possamos ajuda-los nesse processo”.
Para a Prof.ª M.ª Anelise Pereira Sihler, “esse é um projeto que não apenas tem a finalidade de trabalhar com a língua portuguesa, mas contribuir com uma partilha, uma troca voltada para a cultura, que é a base da nossa sociedade”, ressaltou.
Segundo a coordenadora do Projeto Ser+, Prof.ª Dr.ª Carolina Coelho Aragão, quando os estudantes de Pedagogia da UCB se dispõem a colocar em prática tudo aquilo que eles aprendem em sala de aula, os processos de ensino e aprendizado tornam-se mais dinâmicos. “Não conseguimos desassociar ou separar a língua da cultura local, então quando estamos aprendendo a semântica de uma palavra, como por exemplo, ‘tapioca’, aprendemos a sua origem, onde é característica e naturalmente estamos aprendendo sobre os costumes brasileiros”, ressaltou.
O projeto oferece ao estudante a oportunidade de entender a dinâmica, os problemas e peculiaridades da comunidade e de aplicar seus conhecimentos com vistas à implementação de soluções. Além disso, contribui para a formação acadêmica do estudante, permitindo acesso a conceitos e vivências técnico/científicos, contribui significativamente para o desenvolvimento das instituições e comunidades parceiras.