A partir desta segunda-feira (11/4), os estudantes das instituições de ensino superior do Grupo UBEC que desejarem renovar suas Bolsas Sociais de Estudo para o segundo semestre de 2016 já podem acessar o site das respectivas instituições e preencher o formulário de inscrição. O Edital será publicado na sexta-feira (8/4).
Para o segundo semestre, o Grupo UBEC dispõe de 1.162 bolsas de estudo para alunos que preencherem os requisitos definidos em Edital Normativo para o recebimento deste benefício. São 749 bolsas de estudo integrais e 413 parciais, dessas, o aluno participa com 50% do valor da mensalidade do curso.
Requisitos – De acordo com a UBEC, além de ser um beneficiado com uma bolsa de estudo durante o primeiro semestre deste ano, está entre as condições para a renovação o atendimento aos critérios do perfil socioeconômico. É feita a aferição dos documentos listados no Edital Normativo e informações descritas no formulário de inscrição.
Também podem candidatar-se à renovação de bolsa social os estudantes que, por alguma razão, eram bolsistas e estão com este benefício regularmente suspenso, observados os prazos. O candidato deve ser brasileiro ou naturalizado, não ser graduado ou ter vínculo com alguma instituição pública e gratuita de ensino superior. Para a renovação o candidato deve apresentar rendimento acadêmico superior a 75% e comprovar frequência superior a 75% da carga horário do semestre cursado.
Distribuição – As bolsas sociais estão distribuídas na seguinte proporção entre as instituições de ensino superior mantidas pelo Grupo UBEC:
– Universidade Católica de Brasília (UCB) = 644 bolsas sociais
– Faculdade Católica do Tocantins = 222 bolsas sociais
– Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) = 275 bolsas sociais
– Faculdade Católica Recife (antiga Marista) = 21 bolsas sociais
Calendário – Há um calendário pré-determinado para a solicitação do benefício e a UBEC alerta para que os interessados fiquem atentos aos prazos para não sofrerem com perdas.
– Dia 8 de abril – Publicação do Edital Normativo de Renovação da Bolsa Social de Estudo, nos sites das instituições mantidas;
– Dia 11 de abril – Formulário de inscrição disponível nos sites das instituições para ser preenchido pelos interessados no benefício. Saiba que a inscrição somente estará concluída quando o estudante receber um e-mail de confirmação, o que deve acontecer logo após o envio do formulário pelo aluno. Caso não receba o e-mail, verifique todos os passos e preencha o formulário novamente se necessário;
– Após a confirmação da inscrição, o candidato deve procurar o Programa de Concessão de Benefício (PCB) de sua instituição de ensino dentro dos prazos estipulados no Edital e agendar a entrega dos documentos para aferição do perfil socioeconômico. Na data marcada, deve levar o original e uma cópia dos documentos solicitados. A cópia vai ficar na instituição. O Grupo UBEC alerta que em casos de apresentação de declarações, para que tenham efeito, deverão ser autenticadas pelo estudante em cartório anteriormente;
Os contemplados com a Bolsa Social de Estudo terão seus nomes divulgados nos respectivos sites das instituições. Os beneficiários devem comparecer à instituição nas datas estipuladas no Edital Normativo para assinar o Termo Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e usufruir da Bolsa.
O critério de seleção do Grupo UBEC e de suas instituições mantidas para concessão e renovação de Bolsa Social é o de menor renda per capita. Como requisito para a concessão, o candidato deve ter renda familiar per capita bruta de até um salário mínimo e meio para bolsa integral de 100% e, até três salários mínimos, para bolsa parcial de 50%.