A iniciativa reforça a ferramenta de transparência e governança da instituição
Fechando o mês de maio, a UBEC realiza em todas as Unidades de Missão uma campanha de fortalecimento do canal de denúncias da Instituição, reafirmando seu compromisso com o cuidado e a proteção dos estudantes de toda forma de violência. A estruturação e consolidação desta ferramenta é fundamental para o acolhimento seguro, confidencial e personalizado. Todas as etapas do atendimento são realizadas com profissionalismo.
A especialista de Ouvidoria da UBEC, Rosilândia Gonçalves, destaca que a estrutura do Canal de Denúncias garante que os registros serão tratados adequadamente e tempestivamente. “As denúncias serão recepcionadas e acompanhadas pelos membros do Comitê de Ética, garantindo isenção e sigilo nas tratativas”, afirmou a especialista.
O canal é um local de escuta, seguro e sigiloso, no qual estudantes, seus familiares, educadores, associados, voluntários e outros agentes da comunidade educativa podem fazer relatos de alta complexidade relacionadas a eventuais desvios de conduta ética.
Pode ser denunciado:
- Violência contra criança e adolescentes
- Violência contra a mulher
- Crimes de internet
- Violência contra pessoa com deficiência
- Assédio moral
- Racismo
- Terrorismo
- Violência sexual
- Assédio Sexual
- Estupro
- Violência sexual mediante fraude
- Importunação sexual
- Registro não autorizado da intimidade sexual
- Corrupção de menores.
A ferramenta é segura e de fácil acesso, com link disponível no menu inicial dos sites de todas as unidades mantidas pela UBEC, seja dos Colégios ou Instituições de Ensino Superior (IES). Após o relato, o denunciante receberá um protocolo para acompanhar o status da manifestação.
Acesse o canal de denúncias a instituição mais perto de você:
Educação Básica:
- Colégio Católica Brasília
- Colégio Católica Padre de Man
- Colégio Católica Timóteo
- Colégio Católica Curitiba
- Colégio Católica Machado de Assis
Ensino Superior