Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

UBEC apresenta em livro os caminhos de sua governança corporativa

LIVRO_capa_ubec

Economia real e capacidade de manter investimentos quando despontaram os primeiros sinais da crise econômica no Brasil. É o que a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa permitiram à União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) em relação as suas sete instituições de ensino básico e superior mantidas.

A incorporação gradativa dos quatro princípios básicos da governança corporativa, citados acima, na gestão da UBEC a partir de 2012 e o que esta mudança relevante vem gerando para toda a organização voltada à educação foi traduzida em um livro que será lançado neste dia 19 de abril (terça-feira) em Brasília: Legado UBEC – Governança Corporativa 2012-2015.

Resultado e missão – Presente em quatro estados brasileiros – Minas Gerais, Tocantins, Pernambuco – e no Distrito Federal, a UBEC é uma associação civil e religiosa de direito privado e caráter assistencial, educacional e filantrópico que reinveste todo o superávit no fortalecimento do Grupo. Mais de 10% do faturamento líquido da organização é aplicado em investimentos nas instituições mantidas. É fundamental, segundo o presidente do Conselho de Administração, irmão José Nilton Dourado da Silva, idealizador da publicação, “manter a saúde financeira do Grupo estabilizada para que cumpramos a missão de coordenar e potencializar a ação educativo-evangelizadora na formação de pessoas éticas, competentes e comprometidas com a construção de uma sociedade justa e sustentável e, nesse aspecto, a gestão de qualidade é fator preponderante”.

Educação no foco – A implantação da governança corporativa na UBEC vem associada à criação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), um sistema pioneiro entre instituições de ensino confessionais que planeja a interação das áreas operacionais e estruturais para potencializar a educação, que é a razão de ser das unidades. Entre as respostas que vêm deste processo estão a otimização de custos e a melhor qualidade nos serviços. São saldos positivos observados, a economia de R$ 8 milhões que o CSC registrou para o Grupo até o ano 2015. A UBEC considera este resultado uma consequência da geração de fluxo eficaz criado para atender processos internos, concentrando operações administrativas, financeiras, de recursos humanos e compras, que libera as instituições a estarem cada vez mais voltadas aos seus processos educativos.

Outras singularidades – Com cerca de 33 mil estudantes matriculados, dos quais, 5.418 na educação básica, 26.079 na educação superior, sendo mais de cinco mil beneficiados por programas de filantropia, e contando com mais de três mil docentes e colaboradores, a UBEC é pioneira em mais de um aspecto entre as instituições de ensino confessionais. É a única que promove a educação por meio de uma estrutura que integra cinco diferentes províncias religiosas – Lassalista de Porto Alegre, Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, Província Marista Brasil Centro Norte, Inspetoria São João Bosco, Inspetoria Madre Mazzarello – e uma Diocese, a de Itabira/Coronel Fabriciano de Minas Gerais.

Compartilhar para fortalecer – A implantação do modelo de governança corporativa, o que exige uma guinada difícil, é a prova real da predisposição da UBEC em adequar-se, buscando enxergar além da própria vista ao fugir da fragmentação que favorecia ações isoladas, quando somos um Grupo rico em boas práticas e soluções para compartilhar, sublinha irmão Nilton Dourado.

Já o diretor executivo da UBEC, Leonardo Nunes, destaca o Centro de Serviços Compartilhados como o meio para dar suporte e operacionalizar a governança corporativa. O CSC atua nas áreas administrativa e financeira, explica, para que as instituições mantidas possam ter foco nos processos acadêmicos e pedagógicos. Ele ressalta que “a UBEC ainda está aprendendo a estar neste ambiente de governança corporativa o que, considerando a mudança de modelo imposta, se efetiva em cerca de cinco anos”.

Em suas páginas, com prefácio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e considerações do presidente do Conselho de Associadas, irmão Jardelino Menegat, o livro Legado UBEC – Governança Corporativa 2012-2015 quer deixar claras as definições de cada ente que compõe o Grupo no modelo de gestão reforçando o que compete ao assessoramento de comitês técnicos, a diretoria executiva e as instituições mantidas na formação de uma cultura de aprendizado e crescimento contínuo. Por esta razão exige alta transparência, compreensão e prestação de contas na conquista do engajamento de todos aos objetivos comuns, frisa Dourado.

Grupo UBEC Criada em 8 de agosto de 1972, em Brasília, a União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) foi uma resposta à sociedade que vivia na nova capital da República onde a expasão do ensino superior mostrava-se uma necessidade.

Ao receber a mantença da Faculdade Marista Recife em 2015, o Grupo UBEC passou a oferecer ensino superior em quatro unidades da federação por meio da Universidade Católica de Brasília (DF); do Unileste (MG); da Faculdade Católica de Tocantins (TO), além das três instituições de ensino básico, o CECB (DF), o CECMG e o Colégio Padre de Man (MG).

O Grupo responde pela gestão de uma rede de ensino que atua na formação de crianças, jovens e adultos, desde o ensino básico até o doutorado com cursos presenciais e a distância no Brasil.

Lançamento do Livro
Serviço
Livro: “Legado UBEC – Governança Corporativa 2012-2015”
Data: 19 de abril de 2016
Horário: 19horas
Local: Quality Hotel & Suítes Brasília, SMAS, Trecho 3, Conjunto 2, Bloco A – Guará II, Brasília – DF (em frente ao Park Shopping e ao lado da Leroy Merlin).

Notícias Recentes

Assembleia (4)

Assembleia Ampliada da UBEC 2025

banner noticia

Nota de pesar

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Image (3)

UBEC recebe o prêmio ISH Security Day 2025

Compartilhe:

Pular para o conteúdo