UBEC celebra UCB entre as melhores universidade do mundo

Postado em 19/10/2022

Na última semana, a consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou o “World University Rankings”, um ranking anual com as melhores universidades do mundo, com base em indicadores de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e reputação internacional. Entre as instituições de ensino superior listadas está à Universidade Católica de Brasília (UCB), a instituição é uma das unidades de missão da União Brasileira de Educação Católica – UBEC.

Na lista, além da UCB, estão 61 instituições brasileiras destacadas como referência global para estudantes, gestores e professores. No total, cerca de 1,8 mil universidades, em 104 países e regiões, foram avaliadas. A Universidade Católica figura no ranking com visibilidade para perspectivas internacionais reforçando a grandeza e excelência do ensino oferecido na instituição.

O indicador mensura a proporção de estudantes internacionais, profissionais internacionais e a colaboração internacional, demonstrando, ainda, a proporção de publicações totais relevantes da universidade que tenha pelo menos um coautor internacional. A coordenadora de Educação Superior – UBEC, professora Tatiana Portella que reforçou ainda “A capacidade de uma universidade de atrair graduandos, pós-graduados e professores, de estabelecer conexões e ser relevante na comunidade científica com a produção de conhecimento socialmente pertinente é fundamental para seu sucesso no cenário mundial”.

O Prof. Dr. Ricardo Calegari, reitor da universidade, reforça que a Universidade Católica de Brasília se destaca no cenário educacional.

“Nossos cursos trazem uma experiência única aos estudantes comunicando-se plenamente com as demandas de sua área junto ao mercado de trabalho, além de proporcionar inúmeras experiências em seus projetos de extensão e iniciação científica” afirmou o reitor.

A UCB conta com corpo docente formado por professores pesquisadores que conduzem estudos internacionais e nacionais em diversas áreas do conhecimento. O Stricto Sensu da universidade também revela a competência e representatividade internacional, um exemplo é o curso de Biotecnologia que possui conceito 7 (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) seguido por vários outros cursos com altíssimos conceitos acadêmicos.

A partir do projeto Propósito de Vida, a universidade possibilita uma formação acadêmica e humanística integral dos estudantes, a pró-reitora acadêmica Adriana Pelizzari reforça que a Universidade Católica de Brasília, há quadro décadas, vem fazendo a diferença por desenvolver uma educação comprometida com os princípios da pastoralidade, extensão e pesquisa.

Conheça a UCB

A Universidade Católica de Brasília (UCB) é a única universidade particular do Distrito Federal. É uma instituição de ensino superior católica, filantrópica e comunitária. A UCB é administrada pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), que foi fundada em 1972, com o objetivo de manter as instituições católicas de ensino, proporcionando uma rede de educação sólida e de qualidade.

A universidade possui mais de 100 cursos da Graduação ao Doutorado, na modalidade presencial e EAD. Atualmente, possui polos EAD em todas as regiões do país e no exterior nos EAU, Japão e Portugal.

Saiba mais!