Encontro teve como objetivo atender boas práticas de governança corporativa, que incluem monitoramento e discussão de temas de apreciações distintas pelos órgãos de governança presentes
Nesta semana, no dia 18/09, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) realizou a reunião mensal do Comitê de Auditoria (CoAud), com a participação do Conselho Fiscal (CF). O encontro, realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB), teve como objetivo avaliar as atividades e os resultados dos trabalhos da Instituição, com as visões de monitoramento (CoAud) e fiscalização (CF). Participaram da reunião os membros do CoAud Iêda Aparecida Patrício Novais, Irmão José Augusto Júnior e Antônio Eugênio Fernandes, e, do CF, Sérgio Márcio Oliveira, Adriano Wolfman dos Santos Silva e Adilma Mara Martins. Ainda, participaram da Instituição, o presidente do Conselho de Administração, padre Geraldo Adair da Silva, a coordenadora de Auditoria Interna, Christiane Ferreira Borges, o diretor-geral, Daniel Galelli Silva, o gerente corporativo de operações, Evans Maio Lopes Filgueiras e o gerente corporativo educacional, Daniel Gouveia Tanigushi.
Essa ação promoveu atualizações das atividades e trabalhos em andamento e, por isso, contou, ainda, com a participação de convidados externos da firma Deloitte, Paulo Marcio Vitale e Carina Dias Stamile Soares, e da Auditoria Independente, KPMG, Fernando Liani e Lucas Miziara. Os parceiros fizeram apresentações sobre temas de mapeamento de riscos e relatório semestral da auditoria independente, com o foco em apoiar a administração quanto à sustentabilidade financeira e a continuidade no cumprimento da missão do Grupo UBEC para posterior reporte ao Conselho de Administração e Conselho das Associadas.
A reunião do Comitê de Auditoria ocorre mensalmente. No entanto, a partir de 2023, como boa prática de governança, algumas pautas foram realizadas em conjunto com o Conselho Fiscal do Grupo, tal como nesta reunião de setembro. O encontro ocorreu na Unidade de Missão com a ideia de aproximar a mantenedora da perspectiva do estudante, que é o foco do Grupo UBEC.
“A reunião foi aberta pelo Presidente do Conselho de Administração, padre Geraldo, com as boas-vindas a todos e todas. A pauta contemplou, principalmente, o acompanhamento das atividades, os trabalhos e resultados de auditoria interna também com parceria da firma Deloitte; a apresentação do novo corpo gerencial da mantenedora; acompanhamento dos resultados contábeis e relatório da avaliação semestral de controles internos, emitidos pela auditoria independente KPMG. Como resultado dessa reunião conjunta, é esperado fortalecimento da Governança Corporativa no Grupo UBEC, tanto de monitoramento e assessoramento pelo Comitê de Auditoria, quanto atuação de fiscalização pelo Conselho Fiscal”, destacou Christiane.
O Comitê de Auditoria da UBEC é um órgão permanente de assessoramento ao Conselho de Administração, que tem como objetivo fortalecer a atuação na missão de proteger e perenizar a Instituição no melhor interesse dos negócios. Atualmente, o grupo é composto por três membros: uma Conselheira de Administração Externa e dois membros das Associadas (Província Marista Brasil Centro-Norte e Instituto Católico de Minas Gerais – ICMG).
Apesar de reportar-se ao Conselho de Administração, o Comitê realiza suas atividades com autonomia e independência, atuando como órgão auxiliar, consultivo e de assessoramento, sem poder decisório ou atribuições executivas. A responsabilidade primária desse órgão de governança é monitorar a integridade das Demonstrações Financeiras da UBEC, inclusive suas divulgações e, consequentemente, todo o sistema de Controles Internos que geram dados.
Além disso, as avaliações do Conselho são baseadas nas informações recebidas da Administração, dos auditores independentes, da auditoria interna, dos responsáveis pelo gerenciamento de riscos e dos controles internos.
Já o Conselho Fiscal da UBEC é órgão técnico e de fiscalização da gestão administrativa, financeira, contábil e patrimonial do Grupo. Composto por três conselheiros, integrantes, também, das Associadas. Neste mandato, o grupo tem como representantes membros das entidades Marista, Salesiana e Lassalista. Esses conselheiros foram indicados e aprovados pela Assembleia Geral.
O Conselho Fiscal se reporta ao Conselho das Associadas, e tem como atuação principal emitir opinião sobre assuntos relacionados ao patrimônio, bens, rendas, fundos e aspectos econômico-financeiros e tributários do Grupo UBEC. O órgão de governança também analisa temas e operações que possam impactar resultados ou gerar riscos econômico-financeiros ou patrimoniais à Instituição. Geralmente, o Conselho Fiscal se reúne quatro vezes ao ano, porém, tem realizado reuniões periódicas, objetivando o acompanhando temas como a execução orçamentária, resultados financeiros e cumprimento das obrigatoriedades legais, entre outros.