Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.

UBEC Realiza Formação Integral para Jovens Aprendizes

Projeto lançado nas Unidades de Missão do Distrito Federal voltado para aumentar a empregabilidade dos Jovens Aprendizes finaliza sua edição piloto 

Neste ano de 2023, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) lançou um projeto inovador, denominado “Jornada Jovem”, focado no desenvolvimento biopsicossocioespiritual dos jovens aprendizes nas Unidades de Missão do Distrito Federal. Sob a iniciativa do Departamento de Desenvolvimento Humano e Organização (DHO), a ação visa impulsionar o crescimento pessoal e profissional de adolescentes que estão dando os primeiros passos no mundo profissional, proporcionando formações e aulas centradas em carreiras e perspectivas futuras, com foco no aumento da absorção dos Aprendizes no quadro funcional. 

Por meio dessa iniciativa, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências técnicas e comportamentais cruciais para o mercado de trabalho, recebendo orientação de coordenadores das áreas estratégicas do Escritório Central. Com mais de 100 horas dedicadas ao desenvolvimento das competências dos aprendizes, o programa adotou um modelo de aprendizagem híbrido, combinando atividades presenciais e a distância, enriquecendo ainda mais a experiência prática de trabalho no Grupo UBEC, foram ao todo 36 Professores Participantes (que tiveram formação específica conduzida pela Gerência de Educação e Pastoralidade), 32 Alunos Formandos e 20 disciplinas. 

Participar desse programa não apenas ajuda os jovens a aprofundarem seu entendimento sobre as exigências e oportunidades futuras em suas carreiras, mas também proporciona uma abordagem que integra ensino e ambiente de trabalho, como destacado pelo coordenador-geral corporativo do DHO, Henrique Andrade. Ele ressalta que o programa “Jornada Jovem” se destaca ao marcar a vida dos jovens de maneira especial, oferecendo uma experiência de aprendizado única, cuidado genuíno com a formação e contribuindo para a criação de um projeto de vida pessoal e profissional. 

Para Giovanna Cantanhede, Jovem Aprendiz, afirma que sua participação no programa permitiu refletir sobre sua concepção do que é ser jovem, desmitificando a máxima de que esta é uma fase da vida problemática, com muitos conflitos e frustrações. “jovens têm talentos extraordinários que podem crescer com uma atenção especial, e o programa Jornada Jovem trouxe isso para gente, uma oportunidade de mostrarmos o que é ser jovem realmente”, afirmou.  

Encerrando o ciclo de formação, os aprendizes participaram de uma cerimônia de formatura, realizada em 4 de dezembro no auditório do Colégio Católica Brasília. Nessa ocasião, a equipe do DHO, composta pelos analistas Wilson Junior, Nina Magalhães e Aline Guedes, conduziu o evento para os 32 jovens, que receberam diplomas abrangendo todos os cursos ministrados ao longo do ano. 

O projeto Jornada Jovem, inicialmente implementado nas Unidades de Missão do Distrito Federal, tem como visão uma expansão para englobar todas as organizações do Grupo UBEC.  Desta forma, espera-se que no próximo ano, ainda mais jovens aprendizes terão acesso há uma variedade de aulas sobre diversos temas essenciais para o mercado de trabalho. 

 

 

Notícias Recentes

logo-catolica-posts

UBEC marca presença no Universo TOTVs

Polo Social Grupo UBEC

Polo Social: parceria entre UBEC e JUVRio oferta cursos gratuitos de graduação e tecnólogo EaD

olimpiada-maker

Vem aí 4ª Olimpíada Maker da Educação Básica da UBEC!

Bolsa de Estudo - Bolsa Social 2024

Grupo UBEC oferece mais de mil bolsas integrais de ensino superior para estudantes em vulnerabilidade social

Compartilhe:

Pular para o conteúdo