Educação Básica e Superior se preparam para o retorno às aulas com atividades estratégicas e integradoras
À medida que nos aproximamos do retorno às aulas, o Grupo UBEC (União Brasileira de Educação Católica) está promovendo as Semanas Pedagógicas e Acadêmicas em suas instituições de ensino. Essa iniciativa visa preparar os educadores para o novo ano letivo, proporcionando momentos de acolhida, espiritualidade, celebração e alinhamento dos projetos pastorais-pedagógicos.
Os primeiros encontros serão nas unidades de Educação Básica, começando com os Colégios Católica Brasília (DF) e Machado de Assis (Joinville/SC), de 22 a 26 de janeiro. Na sequência, o Colégio Católica Curitiba (PR) terá atividades de 29 de janeiro a 02 de fevereiro. O ciclo se encerra com os Colégios Católica Timóteo (MG) e Padre de Man (MG), promovendo a ação no dia 30 de janeiro.
A Semana Pedagógica tem como foco alinhar as Unidades de Educação Básica, envolvendo todos os educadores no planejamento estratégico, fortalecendo a identidade institucional e apoiando a consecução do projeto pedagógico de cada Unidade de Missão. Durante o encontro, serão debatidos temas relevantes para o cotidiano das salas de aula, incluindo atualizações sobre parcerias com os Sistemas de Ensino e Soluções Didáticas.
Nas Instituições de Ensino Superior, as atividades se iniciam no Centro Universitário Católica do Tocantins (TO) de 22 a 26 de janeiro. Em seguida, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (MG) realiza o encontro de 29 a 31 de janeiro, e a Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (PE) terá atividades de 30 de janeiro a 02 de fevereiro. O ciclo de formações se encerra com a Universidade Católica de Brasília (DF), que terá ações de 05 a 09 de fevereiro.
A semana acadêmica nas Unidades de Educação Superior oportuniza um momento importante de integração dos docentes e de reflexão sobre o contexto educacional, o planejamento estratégico e a inovação educacional. Isso permite fortalecer o ensino de excelência desenvolvido nas Unidades de Missão e uma prática docente que promova o desenvolvimento dos estudantes para competências focadas em atividades práticas e na solução de problemas reais.