
Para conhecer de perto as novas tecnologias em educação da gigante Microsoft, Ir. José Nilton Dourado, presidente da União Brasileira de Educação Católica (UBEC) e Marcelo Carboni, gerente de tecnologia do grupo, visitaram a sede da empresa em Redmond, Washington.
A oportunidade reuniu um grupo de empresas públicas e privadas da área de educação, inclusive instituições confessionais, para uma troca de experiências entre os participantes na busca por inovação com foco educacional.
“A Microsoft nos apresentou um leque da sua suíte, principalmente o office 365, que implementa muitas soluções tecnológicas aplicadas à educação. Também pudemos conversar com o cientista-chefe da empresa, Rico Malvar, que é brasileiro inclusive, e nos mostrou muito do futuro onde essas tecnologias vão impactar”, explica Marcelo Carboni.
Em 2018, a UBEC adotou o Office 365 corporativo, afim de otimizar recursos de integração e colaboração entre o grupo.
“A ferramenta entrega dispositivos como Sharepoint e o Microsoft Teams, que facilitam a integração entre todas as Unidades de Missão. Permite documentos compartilhados entre grandes grupos, realização de reuniões em tempo real com armazenamento de documentos, rede social corporativa, criação de formulários e fluxos para entregas de resultados”, destaca o gerente.

Uma das atividades da agenda internacional foi uma visita a uma escola técnica Tesla Steam, de metodologia que reúne conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e onde as atividades acontecem principalmente pelo uso da tecnologia.
A escola é o que a Microsoft chama de show case e, no ano passado, foi eleita como a melhor do estado de Washington.
“Vimos que o foco dessa tecnologia é permitir o engajamento dos estudantes com os professores, focando em matérias e conteúdos que são parte da escola, mas com foco na ciência e, a partir daí, colher muitos resultados interessantes”, conclui Carboni.
Vale do Silício
Dando continuidade à agenda de boas práticas em inovação e tecnologia, no final do mês o prof. Márcio Pereira Dias, diretor executivo estratégico da UBEC, viaja até o Vale do Silício, região da Califórnia reconhecida por abrigar empresas de alta tecnologia.
A visita é para conhecer o uso e os resultados de tecnologias aplicadas à educação em diferentes formatos. Visitas à Udacity, Coursera, Lemman Center, Palo Alto High School, e outros nomes de reconhecimento mundial estão no roteiro.
Maria Carolina Santana