Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

UCB: 45 anos

seloUniversidade completa 45 anos de fundação formando cidadãos para o mundo

A Universidade Católica de Brasília (UCB) completa 45 anos no dia 23 de março. Criada em 1974, a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH), embrião da atual Universidade Católica de Brasília (UCB), foi a primeira unidade de ensino superior particular do Centro-Oeste brasileiro a oferecer três cursos: Economia, Administração e Pedagogia. Com o passar dos anos, a Faculdade organizou-se em uma estrutura de ensino e valores, cuja base se tornava cada vez mais sólida, o que possibilitou a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB). Quinze anos mais tarde, a Faculdade Católica foi reconhecida pelo Ministério da Educação como universidade, mantendo em sua essência a promoção do conhecimento, sem se descuidar da espiritualidade baseada na ética cristã.

Atualmente, a Católica oferece 65 cursos de graduação presenciais e na modalidade a distância (EAD), 9 cursos de mestrado, 6 de doutorado e 33 cursos de especialização lato sensu. Com recursos próprios ou de financiadores externos, possui mais de 150 projetos de pesquisa envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação e mais de 80 projetos de extensão. Oferece polos de educação a distância (EAD) espalhados pelo Brasil e em outros países, como Japão e EUA, contribuindo, dessa forma, com a formação superior e a capacitação profissional de dezenas de milhares de estudantes.

A UCB proporciona aos seus estudantes as melhores instalações e estruturas. Nos últimos anos, vem realizando reformas físicas e acadêmicas baseadas no que há de mais moderno em educação, espelhada nas mais conceituadas Instituições de Ensino Superior (IES) do mundo. Conta com professores altamente reconhecidos no mercado de trabalho e em suas respectivas áreas de atuação.

Além de toda a qualidade acadêmica, a estrutura física da Instituição chama atenção pela qualidade e vanguarda. Recentemente, a Universidade recebeu parecer favorável do Governo Federal para a estruturação do mais moderno laboratório de Nanobiotecnologia da região e um dos mais importantes do País. Esse laboratório tem o poder de colocar a Católica em um patamar acima no desenvolvimento da área, dando a possibilidade de os estudantes e profissionais trabalharem em uma especificidade altamente refinada do ponto de vista científico e tecnológico. Isso sem contar com os novos espaços desenvolvidos, como o novo Laboratório de Odontologia, o Laboratório Colaborativo de Ideias (Colabid) e o Startup Católica, destinados aos estudantes, empresas juniores e spin-offs.

“A UCB sempre esteve na vanguarda da educação. Nasceu de forma intercongregacional, mesmo antes da existência do termo e da prática pelas congregações religiosas. A nossa Universidade está sempre à frente porque prepara os seus estudantes para serem protagonistas e empreendedores até para profissões que ainda não foram criadas, tecnologias que ainda não foram imaginadas e apresenta oportunidades de resolver desafios que ainda não foram pensados”, frisou o reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat.

O Ir. Jardelino ressaltou ainda o caráter empreendedor da Universidade. “A nossa gestão tem como meta fazer a diferença. Estamos em um momento muito especial dentro da Universidade, com novas ideias, novas perspectivas, uma Católica nova, para todos, empreendedora e inovadora. Neste ano tive o privilégio de fazer inaugurações de espaços inovativos, além disso, fizemos provocações para que os nossos professores continuem se formando e buscando alternativas, provocando os nossos estudantes para que eles também sejam inovadores”, disse.

“Ao completar 45 anos, a Universidade chega à sua maturidade acadêmica sem perder a sua jovialidade. Tradicional no Distrito Federal, está sempre se reinventando para acompanhar as mudanças no segmento educacional sem, contudo, perder o foco na excelência acadêmica. A Pró-Reitoria Acadêmica tem concentrado seus esforços para integrar ensino, pesquisa e extensão, por meio de estratégias que aparecem nos Projetos Pedagógicos dos cursos e programas, mediante constante capacitação dos professores e pela inovação dos espaços de aprendizagem. As atividades de ensino contemplam vivências para além dos muros da Universidade, fazendo com que os estudantes interajam com os problemas da comunidade e ajudem a solucioná-los. Ao mesmo tempo, são estimulados a participarem de atividades investigativas por meio de iniciação científica e trabalhos de conclusão de disciplina ou de curso. Naturalmente, para atingir tais objetivos, os professores utilizam metodologias diversificadas, dinâmicas e inovadoras, procurando sempre agregar tecnologias e mantendo a centralidade da aprendizagem no desenvolvimento do estudante”, disse o pró-reitor Acadêmico, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho.

“A estrutura física dos ambientes acadêmicos da UCB está sendo planejada de forma que possa abranger a inserção das inovações tecnológicas no processo educativo e as atividades práticas exigidas nesse momento, proporcionando aos nossos estudantes a vivência em suas formações, a realidade que o mercado opera, aproximando, assim, o egresso da UCB das oportunidades do mercado de trabalho. Vivemos um momento de radical reestruturação do ensino superior, e a UCB entende que esse é o momento ideal para, como sempre fez ao longo dos 45 anos de sua história, estar à frente dos desafios de sua trajetória. Isso dignifica e qualifica o reconhecimento que nos distingue como a melhor Universidade particular do Centro-Oeste”, destacou o pró-reitor de Administração da UCB, prof. Me. Júlio César Lindemann.

Comunicação UCB

Notícias Recentes

Faça Bonito

Faça bonito de verdade!

robert-prevost-papa-leao-xiv (1)

Habemus Papam!

Assembleia (4)

Assembleia Ampliada da UBEC 2025

banner noticia

Nota de pesar

Compartilhe:

Pular para o conteúdo