Com serviços gratuitos, o espaço tem equipe multidisciplinar e atende pessoas com deficiência de 60 municípios da Região.
O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) inaugura nesta quinta-feira, 1º de março, a partir das 9h, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual (CER II), localizado no campus de Ipatinga, no Bairro Bom Retiro. O Espaço, que atende à Política Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e suas Diretrizes, contempla 60 municípios das microrregiões de Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Ipatinga.
O CER II tem o objetivo de desenvolver habilidades para que as pessoas com deficiência física e/ou visual adquiram autonomia, independência e melhoria da condição de vida, contribuindo para a inclusão na sociedade. Os atendimentos envolvem avaliação, prescrição, adequação, treinamento, acompanhamento e dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (muletas, cadeira de rodas, etc.).
As atividades de reabilitação do Centro são desenvolvidas a partir das necessidades de cada indivíduo e de acordo com o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade. “Ter um serviço especializado na Região é um grande benefício, pois antes do serviço ser habilitado, os pacientes que tinham alguma demanda de materiais ortopédicos e recursos ópticos eram encaminhados para grandes centros, enfrentando dificuldades para deslocamento e, quase sempre, não davam continuidade à reabilitação”, aponta Cristiane Carvalho, coordenadora do Centro. Cristiane afirma ainda que a realidade desses usuários foi transformada com a implantação do CER II e que, em média, são realizados 900 atendimentos por mês no local.
Com uma equipe composta por especialistas multidisciplinares – enfermeiros, fisioterapeutas, médicos ortopedistas e oftalmologistas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais -, os atendimentos são realizados de forma referenciada, isto é, os pacientes buscam as respectivas secretarias de saúde de suas cidades e essas são as responsáveis por efetuar a avaliação, o cadastro e o encaminhamento da pessoa com deficiência ao atendimento do CER II.
Cecília Faria, de 59 anos, é paciente do CER há um ano. Com dificuldades de locomoção e de fala após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a costureira passou a receber atendimentos de terapia ocupacional, acompanhamento psicológico, fisioterapia e fonoaudiologia. “Eu tinha bastante dificuldade para andar e até mesmo com a minha ressocialização, e com os tratamentos oferecidos no CER pude ter tudo isso de volta. O CER é tudo para mim”.
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, física, motora ou mental/intelectual, o que representa 24% da população nacional.
A implantação do CER II no Unileste faz parte do esforço da Instituição em cumprir o seu papel social dentro da Região onde está inserida, além de ampliar as condições para o aperfeiçoamento da aprendizagem de seus alunos, já que o campus também é sede dos cursos na área da saúde, como os de Enfermagem e Fisioterapia. “Ter o CER dentro de uma Instituição de Ensino é um diferencial. Os pacientes ganham com os atendimentos e intervenções personalizados pelos profissionais e alunos, e os alunos vivenciam a rotina de uma equipe multiprofissional e um vasto campo para estágio e aprofundamento dos estudos”, avalia Genésio Zeferino, reitor do Unileste.
Histórico
Apesar de a inauguração estar programada para esta semana, o CER II dedica esforços para o atendimento de Pessoas com Deficiência – PCDs desde outubro de 2007. Autorizado e credenciado pelo Ministério da Saúde a implantar o serviço em suas dependências, o Unileste inaugurou o Centro de Reabilitação Geral (CRG), em outubro de 2007, habilitado como serviço único de reabilitação física. Em outubro de 2016, por meio da portaria n° 1.377, o serviço foi credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II. Iniciando a nova modalidade de atendimento em setembro de 2017, acolhendo a demanda de pessoas com deficiência física e visual. Para a coordenação, o objetivo da mudança é ampliar e articular ainda mais os pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Serviço gratuito
Os atendimentos do CER II são gratuitos e disponibilizados de segunda a sexta, das 7h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3846-5585 ou pelo e-mail cer.unileste@gmail.com. O Centro está localizado no campus de Ipatinga do Unileste, na Rua Bárbara Heliodora, 725, B. Bom Retiro.
Fonte: Unileste