As unidades de ensino básico da UBEC – União Brasileira de Educação Católica têm investido cada vez mais em inovação tecnológica e modelos pedagógicos que transformem a maneira de aprender e ensinar. O resultado desses investimentos estão no desempenho dos alunos em exames para o ingresso em instituições de ensino superior.
Os estudantes do grupo UBEC brilharam na redação do Enem 2018. No Colégio Padre De Man (CPM), em Minas Gerais, 37 candidatos alcançaram mais de 900 pontos na redação, desses, três atingiram a nota 980. Ainda no estado, cinco alunos do Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG) tiveram destaque na redação, três deles receberam a nota 980. O Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) alavancou o resultado de excelência de seis estudantes, que também fizeram mais de 900 pontos na redação do exame.
O tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” inspirou os estudantes. Matheus Gonçalves Ribeiro, um dos alunos do CPM que recebeu a nota 980, conta que ficou surpreso com o tema. “Li as orientações com atenção, como fui orientado na escola, e destrinchando palavra por palavra consegui entender a proposta”.
“Graças aos milhares de temas que a professora trabalhou em sala, durante o ano, consegui argumentar e organizar o texto. No final, até que não foi tão difícil”, destaca o estudante.
A diretora-geral do CPM, profª Ledsônia Dias Gomes Ferreira, atribui o resultado ao trabalho de preparação diferenciado proposto pela instituição e destaca: “estamos muito felizes e orgulhosos”.
“Ofertamos aulas específicas, atendimentos individualizados, aulões interdisciplinares com discussões de temas de relevância na contemporaneidade e o principal, um time de professores nota 10”, afirma a diretora.
Para a estudante do CECB, Maria Clara Rodrigues de Castro, que recebeu nota 960 na redação, o apoio e a metodologia utilizada pelos professores contribuíram com o desempenho na redação: “O ensino e as orientações me ajudaram muito, e não só na redação, mas também no meu desempenho nas outras competências do exame”.
A diretora do CECB, profª Maria Ireneuda Nogueira, comemora o desempenho dos alunos e reforça os motivos que levaram os estudantes a esse resultado. “ Foi um trabalho árduo, no dia a dia, onde toda equipe de professores repassou os conteúdos que se consolidaram como repertório cultural e essencial a competência argumentativa prevista no Enem”, conta.
As aulas da profª de redação do CECMG, Kátia Cristina de Oliveira Torres, foi um dos estímulos que contribuíram para o sucesso dos estudantes. Ela conta que o desempenho dos alunos foi surpreendente e que todo o corpo docente faz parte dessa conquista.
A professora explica o segredo para o sucesso: “a redação é trabalhada com os alunos desde cedo para dar mais autonomia na escrita, além de diversas ações para ampliar o seu repertório na hora construir um embasamento sólido na redação”.
O diretor-geral do CECMG, prof. Sérgio Pedro Duarte, celebra o resultado e afirma que o desempenho dos estudantes no exame é fruto do trabalho em equipe. “Agora, estamos colhendo os bons frutos. O resultado dos alunos demonstra que estamos no caminho certo”.
Competências e habilidades
Em 2018, a UBEC conquistou o título de 5° melhor grupo educacional do Brasil, segundo o Anuário 360 da Revista Época. O destaque é fruto de uma nova experiência de ensino-aprendizado, que prioriza a qualidade e a inovação.
Com esse mesmo objetivo, a Coordenação de Educação Básica da UBEC, da Gerência Acadêmico-Pedagógica (GAP), tem dedicado esforços para potencializar o desempenho dos estudantes no Enem. Para a profª Roberta Gontijo, gerente acadêmico-pedagógica do grupo, o objetivo transcende a nota no exame.
“Não atuamos com foco apenas na prova, mas pensando nas competências e habilidades que o estudante precisa ter. Se conseguirmos cumprir essa missão, ele vai se dar bem em qualquer exame”, afirma a gerente.
Mulheres são destaque no resultado do Enem

Mulheres são maioria entre os candidatos que tiraram a nota mil na redação do exame. Das 55 redações que alcançaram a nota máxima, 42 foram escritas por elas, segundo o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em 2018, o número de participantes com a nota máxima na redação aumentou pela primeira vez desde 2011. Além do aumento, o Exame realizado no ano passado apresentou uma queda no número de notas zero.
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho e a qualidade do ensino no país, além de ser utilizado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior em instituições públicas e privadas.
Comunicação UBEC – Carol Lira