Notícias NOVIDADES E INFORMAÇÕES

22 de abril de 2019

UBEC participa da “Agenda Universidades e Amazônia 2019-2029”

Lançado durante o V Congresso Nacional de Educação Católica da ANEC, o documento reúne ações para favorecer a ecologia integral na Educação Superior.

O documento foi lançado durante o V Congresso Nacional de Educação Católica da ANEC.

O documento foi lançado durante o V Congresso Nacional de Educação Católica da ANEC.

A ecologia integral proposta pelo papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’, será pauta nas instituições de Educação Superior (IES). É o que propõe a Agenda Universidades e Amazônia 2019-2029 lançada, no V Congresso Nacional de Educação da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).

A agenda, que reúne um conjunto de orientações para integrar, incluir, reconhecer, mobilizar, aproximar e divulgar as pautas socioambientais nas agendas acadêmicas das IES com uma ecologia integral nas universidades, centros universitários e faculdades, é fruto da parceria entre as Comissões Episcopais para a Cultura e a Educação e para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), o Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e a ANEC.

“A formação humana e profissional só tem sentido se for inspirada nos princípios do humanismo solidário”, afirma o prefácio do documento.

Idealizada a partir da metodologia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a publicação apresenta objetivos de aplicabilidade da Laudato Si para serem desenvolvidos pelas IES Católicas no período de dez anos. O conteúdo está organizado em seis dimensões: ensino, pesquisa, extensão, com professores e colaboradores, com a comunidade e na pastoral.

Construção Coletiva

REPAM_IES_participantes-1O documento foi construído em mutirão, com a participação de organizações comprometidas com a pauta da ecologia integral.

Em novembro de 2018, a UBEC – União Brasileira de Educação Católica foi uma das convidadas a colaborar com o processo de revisão e validação do subsídio, reforçando ainda mais o compromisso do 5 melhor grupo educacional do Brasil com a temática socioambiental.

Para o especialista de Pastoralidade do grupo, Joaquim Alberto, “as orientações apresentam caminhos para a transformação das pessoas envolvidas com as comunidades universitárias em nossos espaços de atuação.” Ele aponta ainda, que “o engajamento da UBEC na Agenda demonstra uma profunda comunhão com o cuidado da casa comum, na promoção de uma ecologia integral e no desenvolvimento do humanismo solidário.”

Compromisso

A partir do subsídio, as instituições devem organizar o Fórum Permanente da Agenda Universidades e Amazônia para dinamizar a construção do planejamento, definindo projetos e ações que priorizem a pauta socioambiental e o cuidado a Casa Comum.

Para o planejamento da UBEC, o Setor de Pastoralidade e a Gerência Acadêmico-Pedagógica realizarão diálogo junto às lideranças das unidades de missão.

Para conhecer o documento clique aqui.

Comunicação UBEC – Carol Lira 

 

NOTÍCIAS