Com uma trajetória 25 anos na UBEC, o religioso assume a presidência do grupo no triênio 2019-2021.

A chegada do Pe. José Romualdo Degasperi à presidência do 5° melhor grupo educacional do Brasil marca o início de 2019 na União Brasileira de Educação Católica – UBEC. Nomeado conselheiro presidente em dezembro, pelo Conselho de Administração do grupo, o religioso assume o cargo ocupado desde 2012, por Ir. José Nilton Dourado.
Psicólogo, teólogo e mestre em educação, Pe. Romualdo, percorreu uma longa trajetória acadêmica e religiosa. Nascido em Piracicaba, São Paulo, ele ingressou no seminário em 1950, professou os votos perpétuos em 1961, sendo ordenado Sacerdote pela Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida como Estigmatinos, em 1965, em sua cidade natal.
Atuou como diretor do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), exerceu as funções de superior provincial na Província Estigmatina São José, sendo também coordenador do setor de formação e do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP). Entre 2017 e 2018, exerceu a função de vice-presidente da UBEC, onde atuou anteriormente exercendo os cargos de reitor da Universidade Católica de Brasília e da Católica do Tocantins e também como Conselheiro de Administração, somando uma trajetória de vinte e cinco anos no grupo.
Salesiano, Pe. Geraldo Adair da Silva assume a vice-presidência

Trazendo sua experiência em gestão de instituições educativas, profissionalizantes, sociais e em planejamento estratégico, quem assume a vice-presidência do grupo UBEC é o Pe. Geraldo Adair da Silva, diretor do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM-DF) e da Escola Salesiana São Domingos Sávio.
Formado em Filosofia, Teologia e Psicologia, o presbítero é Salesiano da Inspetoria São João Bosco, associada à UBEC e, atualmente, é membro da Rede Salesiana Brasil e da Associação Internacional de Historiadores Salesianos.
Encerrando o seu mandato, Ir. José Nilton Dourado deixa um legado de grandes contribuições e dá boas vindas ao seu sucessor. “Contribuindo com a minha gestão desde o início, acredito que Pe. Romualdo tem tudo para dar continuidade às coisas boas desse legado”, destaca.
“Desejo ao Pe. Romualdo garra, empenho, força e coragem de olhar para o futuro sendo ainda mais proativo do que fomos, com foco na expertise adquirida e continuidade na expansão de negócio”
Ir. José Nilton Dourado
Desafios e perspectivas
Pe. Romualdo assume o cargo para o triênio 2019-2021 e conta que o Conselho de Administração terá todo seu apoio para dar continuidade ao projeto de expansão do grupo, mantendo o foco na qualidade da educação, do ensino, da pesquisa e da extensão.
“Vamos dar continuidade a ressignificação do escritório central e abrir novas perspectivas, olhando com carinho para cada área e cada unidade de missão, buscando aprofundamento e apropriação”, afirma o presidente.
“Minha expectativa é que sejamos um time guiado por uma causa. E a nossa grande causa é construir as pessoas, o humano de cada ser humano e fazer isso por meio da educação. Que sejamos um time construído pelas relações próximas e de maneira mais horizontal”
Pe. Romualdo
Manter a relação harmoniosa entre o escritório central e as unidades de missão é outro ponto que terá destaque em sua gestão. Ele ressalta ainda que a pastoralidade é um conceito transversal considerado alicerce para manter a identidade da UBEC, e que irá fortalecer a gestão de pessoas nesse âmbito.
Comunicação UBEC