
Na tarde do dia 13/2, a União Brasileira de Educação Católica- UBEC conquistou mais uma vitória. O Conselho Nacional de Educação – CNE foi favorável à transformação da Faculdade Católica do Tocantins em Centro Universitário. O presidente da UBEC, Pe.Romualdo Degasperi, e o diretor executivo estratégico, prof. Márcio Pereira Dias, estiverem presentes na sessão pública e celebraram o parecer. A instituição obteve nota máxima em todos os quesitos que foram avaliados.

Pe. Romualdo conta que como Centro Universitário, a Católica do Tocantins tem a possibilidade de estar presente não só em Palmas, levando educação de qualidade para todo o Tocantins.
“É muito importante que tenhamos um Centro Universitário no norte do país, um local promissor, onde poderemos nos desenvolver com mais autonomia e cumprindo melhor com a nossa missão evangelizadora”, declara o presidente da UBEC, eleito o 5° melhor grupo educacional do Brasil (Anuário 360 – Revista Época Negócios).
O diretor executivo estratégico da UBEC explica que na condição de Centro Universitário, a Católica passa a ter autonomia para ampliar a oferta de cursos, vagas e expandir para o interior do estado. Uma das metas do grupo é a autorização do curso de medicina na Católica.
“O Centro Universitário Católica do Tocantins nasce com a responsabilidade da nota 5, que é o mais alto grau de avaliação dentro dos critérios do MEC, por isso, a nossa responsabilidade fica ainda maior e a necessidade de darmos passos mais largos se torna mais concreta”, destaca prof. Márcio Pereira Dias.
Para o diretor da Católica do Tocantins, Pe. Helenes de Oliveira, o credenciamento como Centro Universitário no ano em que a instituição completa 20 anos de existência é um reconhecimento de crescimento e amadurecimento.
“Foi uma longa e trabalhosa espera. A Católica do Tocantins preza pela seriedade e compromisso com uma educação de qualidade e continuará praticando um ensino com todas as prerrogativas legais de uma grande instituição”, ressalta o diretor.
Trajetória
Em agosto de 2018, após uma visita rigorosa dos avaliadores do Ministério da Educação, a Católica do Tocantins obteve nota máxima 5, em todas as dimensões do recredenciamento.
Em dezembro, o resultado da análise técnica da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES e do Conselho Nacional de Educação – CNE foi favorável. O próximo passo para a Católica do Tocantins ser anunciada como Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica é a publicação no Diário Oficial da União.
Comunicação UBEC- Nívia Cerqueira